Tags

, , , , ,

Na onda do conceito minimalista, onde menos é mais, uma das tendências em decoração para 2012 é usar móveis menores e com design limpo. Mas, optar por peças minimalistas na decoração não significa produzir ambientes apagados e sem graça.  Pelo contrário, para compensar a ausência de formas avantajadas esses móveis se impõem pela beleza, conforto e funcionalidade. Quer exemplos? Em vez de um sofá de grandes dimensões, opta-se por juntar vários pequenos sofás e poltronas, de forma a criar um ambiente mais íntimo. Outra proposta é substituir as tradicionais mesas de madeira escura por versões que mesclam aço inox e vidro.

Em termos de materiais, o destaque vai para peças que não são excessivamente trabalhadas, com linhas retas e com bases em aço ou madeiras claras. Tampos de vidro completam o visual limpo proposto pela tendência.

Algumas peças criadas pelo arquiteto Fabrício Ronca para a Steel, como a Base de Jantar Meg e o Aparador Miura, casam bem com esta proposta. Confeccionadas em aço, MDF, laca e vidro, as peças ganham uma leveza incomparável.

Segundo Fabricio, os móveis são arquitetura em escala reduzida. “O desenvolvimento de uma peça nasce da proporção, da forma, dos materiais apropriados, da função do objeto e da estrutura que irá suportá-lo. Tudo deve ser pensado de forma global, um móvel pode ser projetado para um espaço assim como podemos projetar um ambiente pensando em uma determinada cadeira, ou determinado design. As possibilidades são infinitas quando se trata do design de interiore. E essa infinidade se reflete nas novas peças da Steel, peças únicas com identidade própria, com técnica construtiva elaborada e proporção refinada”, avalia o arquiteto.

Base de Jantar Meg: o cubo recortado em MDF carvalho com hastes estruturadas em aço inox é inspirado na arquitetura construtivista. Jogo de cheio e vazio dá leveza e caráter à peça

Aparador Miura: produzido em laca brilhante e aço inox, a peça tem base esguia e contínua, que sustenta com leveza o tampo em caixa de MDF laqueado

Anúncios