Tags

, , , , , , ,

Mais que um revestimento, o papel de parede é uma ótima solução para decorar ambientes. Além de valorizar a estética, a aplicação desse material permite também esconder de forma criativa algumas imperfeições da parede.

Recentemente lançados na Feira Internacional Heimtextil em Frankfurt, os novos papéis de parede prometem renovar ambientes com charme e elegância. A tendência deste ano aponta para novas texturas e padrões que imitam com perfeição pedra natural, tijolinhos, canjiquinha, travertino e até madeira.

Os papéis retrô continuam em alta, com destaque para os tons de branco, preto, cinza e prata. Para quem gosta de mais cor, o forte da temporada são os lilazes e laranjas.

Outras opções

Se você quer sair do convencional e não ficar limitado aos papéis de parede  vendidos em rolo, existem soluções extremamente originais e criativas como painéis que preenchem as parede com paisagens espansosamente ‘reais’.

Neste tipo de papel de parede o decorador pode escolher a imagem que melhor combina com o estilo de decoração ou que se identifique com a personalidade do morador. Os painéis podem ser aplicados diretamente na parede ou numa “placa de K-line” que evitará que a parede fique com resíduos de cola.

Outra das soluções atuais de papel de parede é o papel de parede 3D. Este tipo de papel de parede cria efeitos de relevo que dão um charme especial ao ambiente.

Versáteis

Uma das grandes vantagens dos papéis de parede convencionais é a ampla variedade de efeitos que permitem. Estes produtos são utilizados para revestir paredes internas e possibilitam a criação de ambientes variados. Podem ser utilizados na parede toda, do piso ao teto, ou só em meia parede, o que pede uma faixa de acabamento. Se você pesquisar, vai encontrar os mais variados modelos e tipos.

Aplicação

Geralmente, os papéis de parede são fixados com colas específicas, que levam 24 horas para secar (em papéis comuns ) e são vendidas em pacotes sob a forma de pó, que deve ser diluído com a água. Alguns importados, no entanto, são autoadesivos. Outros precisam ser molhados antes de fixados na parede. O ideal é que as paredes estejam limpas e lisas, para que não apareçam imperfeições após a colocação.

Conforme o material e o ambiente, a aplicação do papel muda. Ambientes com rodapé, ou com paredes curvas, por exemplo, tornam mais difícil a colocação. Muitas lojas que vendem esses produtos indicam profissionais especializados para executar a tarefa.

Em locais retos, onde serão colocados materiais simples – como o papel de parede comum, por exemplo – a colocação pode ser feita por você mesmo. A dica é colocar separadamente os materiais diferentes (papel comum e o vinílico, por exemplo ). Se estiver utilizando o mesmo material, podem ser até sobrepostos. O único cuidado a tomar é com a cor e estampas, que podem ficar visíveis, mesmo quando cobertas com outro papel.

A manutenção é relativamente simples: para limpar o papel de parede comum, basta utilizar o espanador ou aspirador de pó.

Tipos mais comuns

Papel comum – São os mais conhecidos e muito utilizados para criar efeitos especiais de decoração;

Vinil – Os de vinil são muito utilizados em quartos de crianças, porque são laváveis. Outros ambientes que requerem limpeza constante ou acumulam mais sujeira são muito indicados. Sua colocação é normalmente mais difícil que os papéis comuns, mas normalmente, a cola seca mais rápido.

Texturizados – Os papéis texturizados são muito indicados para paredes irregulares ou com rachaduras, porque ajudam a disfarçar as imperfeições. Mesmo assim, não dispensam uma preparação adequada da parede: ela deve estar mais limpa e lisa o possível para receber o papel.

Importante

Se optar por usar papel de parede, compre sempre uma quantidade um pouco maior do que a necessária (um rolo a mais, por exemplo). Assim, se na hora de colocar, acontecer um acidente, você vai ter material de sobra. O material extra também pode ser útil para eventuais reposições de pequenas áreas danificadas.

Confira sempre o número de lote, porque as cores podem variar, mesmo quando se trata do mesmo padrão. Lembre-se, ainda, que se utilizadas com exagero, algumas estampas e cores podem carregar o ambiente, tornando-o desagradável. (Com informações do Tribo Feminina, Decoração Fácil e Decor Design Ideias)

Anúncios