Tags

, , , , , ,

Sempre na moda, as listras são estampas muito usadas na decoração e podem ser aplicadas em diversos locais: pintadas nas paredes, nos revestimentos de parede, pisos, móveis, tecidos e acessórios. Peculiares, elas ajudam a criar efeitos visuais interessantes como tornar os ambientes mais altos do que realmente são, e por isso devem ser usadas com cuidado. Uma aplicação errada pode sobrecarregar o visual e trazer desconforto para quem está no ambiente. Confira abaixo como usar as listras na decoração da sua casa sem cair nos erros mais comuns.

Listras verticais  – Na parede fazem o pé-direito parecer mais alto, mas, em compensação, fazem o ambiente parecer mais estreito (do mesmo jeito que faz a gente – quando veste uma roupa com listras verticais – parecer mais altas e por isso, mais magras). Em exagero, o ambiente fica “saturado” e com tendência a estressar quem frequenta o ambiente.

Listras horizontais – O ambiente parece mais baixo, mas também mais largo. Em exagero, o ambiente parece “sufocante”.

Listras diagonais – Dão “movimento” ao ambiente e conferem um aspecto mais dinâmico. Use com moderação.

É importante destacar o fato de que prateleiras horizontais, por exemplo, tem o mesmo efeito de listras horizontais. Assim como móveis, janelas, divisórias com linhas verticais ou horizontais têm o mesmo efeito das listras neste sentido.

A cor escolhida também faz diferença! Listras em cores neutras, tom sobre tom, remetem ao clássico, discreto e neutro. Já listras com cores vivas dão um toque de jovialidade em qualquer espaço.

As listras podem ser todas da mesma largura e espaçamento ou não. Neste caso, também conferem sensação de movimento e jovialidade.

Até no chão

Tapetes com listras horizontais são ótimos recursos para salas ou quartos apertados. Eles aumentam a sensação de amplitude do ambiente.

Use tapetes com listras no sentido que você deseja alongar. Quanto menor o ambiente, mais finas devem ser as listras.

E as misturas?

  • Listras com bolinhas causam efeito lúdico e jovial;
  • Listas com florais são bastante atuais. Remetem a um clima descolado ou romântico, dependendo das cores usadas;
  • Listras com geométricos podem criar efeitos óticos interessantes, mas também podem cansar os olhos.

Enfim, para facilitar as combinações repita uma mesma cor, que pode ser mais clara ou mais escura (tom sobre tom) em todas as estampas. Repita estampas com cores diferentes, que combinem entre si, enfim, algo deve existir em comum ou similar em todas as estampas. Isso não é regra, é só uma forma mais fácil de combinar. (Fonte: Simples Decoração)

Anúncios