Tags

, , , , , , , ,

As cores que você escolhe para decorar a casa podem afetar o seu estado de espírito e a forma como os seus convidados, família e amigos se sentem dentro de cada ambiente.

As cores frias, tipicamente encontradas na natureza, como o azul do mar, são normalmente encaradas como cores mais tranquilas e relaxantes. São considerados relaxantes os tons leves de azul, verde, violeta e bege. Combinar estas cores com tons neutros, tais como creme ou cinza, ajuda a proporcionar dias mais tranquilos e sossegados no refúgio do seu lar. As orientações são do blog luso Decoração Apartamentos.

Usando cores relaxantes

Em primeiro lugar escolha o esquema de cores que pretende para cada ambiente da casa. As cores consideradas frias (azuis, verdes e tons claros de roxo, por exemplo) são muitas vezes associadas a um estado de tranquilidade maior que as cores quentes (vermelhos, laranjas e amarelos). Contudo, algumas cores de tom mais quente (como os castanhos achocolatados e os vermelhos ricos) também podem ser bastante relaxantes, quando utilizadas da forma correta e com moderação.

Depois de escolher um esquema de cores, selecione uma em concreto para ser a cor dominante do espaço. Sugerimos esquemas de cores com vários tons de azul claro, combinados com branco, cinza, azul mais escuro ou tons de verde combinados com cinza claro.

Pinte as paredes na cor que você escolheu para ser a cor dominante de cada ambiente. Destaque pequenos traços arquitetônicos relevantes ou áreas à sua escolha de uma cor neutra como cinza, branco ou bege.

Adquira mobiliário que complemente o esquema de cores escolhido. Móveis de madeira mais clara ficam especialmente bem com esquemas de cores mais claras, enquanto que o uso de móveis mais escuros complementa decoração em tons mais escuros.

O azul é provavelmente a cor mais utilizada na decoração de quartos relaxantes, em grande parte devido à sua fama de acalmar o espírito e por ser do agrado de ambos os sexos. Escolha um tom de azul que ilumine o ambiente durante o dia, mas que não seja demasiado brilhante durante a noite.

Dê vida aos ambientes

Ambientes com decoração em tons mais neutros podem ganhar mais vida com a adição de elementos decorativos como almofadas, jarras e mantas. Seja criativo e combine diferentes padrões e tonalidades de azul para um efeito mais inesperado e de destaque.

Adicione acessórios à decoração. Eles conferem mais vida e cor a qualquer espaço. Coloque novas cortinas no quarto e almofadas na sala. Para o banheiro adquira acessórios de higiene  em cores frias ou neutras e toalhas fofas que complementem as tonalidades presentes na decoração do espaço. Na cozinha, utensílios de cores neutras também são uma excelente aposta. O fundamental na decoração de cada espaço, com o objetivo de a tornar mais relaxante e tranquila, é que os acessórios devem ser de cores que combinem com o esquema de cores escolhido ou cores neutras como bege, cinza e branco.

Anúncios