Tags

, , , , , , ,

“Há 15 anos usava-se muito amarelo; agora, a cor voltou com toda força”. Quem constata é a designer de interiores Rosangela Pimenta, da Estilo Próprio, de São Paulo. Ela atribui a volta da cor ao gosto peculiar de alguns ‘jovens maluquinhos’.

A presidente do Comitê Brasileiro de Cores, Elisabeth Wey, também atribui à clientela jovem a reabilitação dessa tonalidade. “O amarelo é procurado por pessoas normalmente extrovertidas por que remete ao sol e está ligado ao calor, à energia e à alegria”.

Moda em amerelo/Reprodução

A cor pode ser usado em todos os ambientes. No entanto, avalia Rosangela, o uso excessivo pode passar sensação tão forte de agitação que leva até à irritabilidade. Um quarto todo nesse tom chega a ser “enlouquecedor”, concorda Elisabeth. Por isso mesmo, nos dormitórios elas colocam o amarelo na parede atrás da cabeceira da cama. Assim, o morador não o vê quando está deitado e não se cansa dele. Nesses casos, as outras paredes não devem ser brancas, recomenda Rosangela, pois elas refletem o amarelo. Uma alternativa, segundo a designer, é recorrer ao cinza-gelo.

A cozinha é um ambiente em que a cor se encaixa especialmente bem. Colocar pastilhas coloridas na parede, segundo Elisabeth, “dá a sensação de que um verdadeiro sol entrou no ambiente, e quem está lá vai fazer coisas muito gostosas”. Quando a cozinha for integrada, convém que o amarelo também seja colocado na sala. Foi o que fez a arquiteta Claudia Pecego em um projeto. “A cliente queria um tom forte para contrastar com a neutralidade do resto da casa. Usei, na sala, o amarelo dos móveis da cozinha, para manter a integração dos ambientes”.

Moda em amerelo/Reprodução

Pode-se usá-lo também para ressaltar a decoração. “Peças nesse tom chamam atenção e, por outro lado, paredes amarelas também destacam os objetos no ambiente”, comenta Rosangela. Em um de seus projetos, Claudia usou uma grande mesa nesse tom para iluminar a sala, cujos sofás eram escuros. Para outro cliente, adotou uma solução mais radical: uma enorme estante amarelada. “A cor estava presente em detalhes do piso e, por isso, o móvel combinou com o ambiente”.

Outra vantagem é a ampla gama de nuances da cor, que varia desde tons vibrantes até aqueles mais neutros e tranquilos. A escolha só depende do morador. (Fonte: Portal Angels)

Anúncios