Tags

, , , , , ,

Capazes de conferir conforto térmico e acústico e proporcionar um clima rústico e aconchegante aos ambientes, os tijolos aparentes agradam em cheio e nunca saem de moda. Sua utilização, no entanto, pode gerar algumas dúvidas como, por exemplo: “posso ter uma parede com tijolos aparentes também em apartamento?”.

Segundo as arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, para fazer uma parede de tijolo aparente pode-se optar por uma alvenaria totalmente estruturada no tijolinho ou usar somente um revestimento que recobre a parede original. Sendo assim, é possível utilizar o recurso tanto em casas quanto em apartamentos, sem a necessidade de grandes intervenções. Uma boa notícia para quem quer dar um toque especial ao lar.

Outra dúvida frequente é como evitar que os tijolos soltem aquele pó nada agradável. Mas, também para isso há solução. “O ideal é que se utilize resina no acabamento. Outra opção – que pode trazer mais leveza – é o acabamento a base de cal, como se fosse uma ‘caiação’, ou requeimado laminando, para um acabamento mais uniforme”, ensinam Patrícia e Roziane.

As arquitetas lembram ainda que as paredes com tijolos aparentes necessitam de cuidados. Por isso, é importante contar com uma orientação profissional a fim de saber quais produtos usar, dependendo da situação de cada parede. Assim, este detalhe da casa ficará sempre limpo e terá maior durabilidade. Além disso, para manter a beleza e evitar o desgaste é necessário impermeabilizar os tijolos.

Patrícia e Roziane também advertem que se deve ter cuidado, pois o tijolinho é sensível nas quinas e costuma machucar com facilidade. “Para evitar acidentes, há uma opção mais resistente oferecida pelo mercado: são os revestimentos em tijolinho em modelos variados, que trazem os mesmo atributos de um tijolo natural, porém são finos e assentados como uma cerâmica convencional”, ensinam.

Anúncios