Tags

, , , , ,

Decorar ou repaginar o quarto do casal não é das tarefas mais fáceis, isso porque a decoração tem que ser pensada a dois, atender as necessidades de ambos e ainda harmonizar com o que foi trabalhado nos demais ambientes da casa. Bom gosto e alguns cuidados são fundamentais para um ótimo resultado.

O principal a se pensar na transformação do ambiente é qual a proporção da reforma, algo estrutural ou somente uma mudança na decoração. Passada essa fase, alguns tópicos importantes tem de ser levados em consideração, como o espaço que se tem, o tipo de cama que será utilizada, as cores pretendidas e os objetos de decoração para o quarto.

Uma das opções de cama mais utilizadas no momento é a tatame, mais baixa do que o padrão normal e dá um efeito diferente ao ambiente. Segundo a arquiteta Vanessa Trad, o ideal é que ela fique a pelo menos 45 cm do chão. “Quando utilizamos essa cama, sabemos que ela chamará a atenção, e, portanto, não precisaremos de tantos elementos para decorar o quarto, é uma dica para quem tem quarto pequeno, sem muita opção de mobiliário”, explica a arquiteta Vanessa Trad.

As cores são outro fator importante. O ideal é utilizar tonalidades neutras para ter mais liberdade e abusar um pouco no restante da decoração. “Para aqueles que gostam de arriscar, o laranja e o azul turquesa estão em alta”, orienta Vanessa. Outra saída se a ideia é ser rápido e sujar pouco o ambiente é utilizar papel de parede, muito em alta na decoração nos últimos tempos.

Cuidados com a iluminação são sempre bem-vindos. “Opte por direcionar o foco da luz para as paredes e o teto, o reflexo dará conta de iluminar todo o ambiente” indica a arquiteta. Luminárias laterais são sempre uma boa pedida para casais que tem hábitos diferentes, por exemplo, como gostar de ler à noite. Se elas forem presas à parede, melhor ainda, já que diminuem o espaço utilizado, principalmente em quartos pequenos.

Boa opção para quem não tem um espaço muito grande é colocação de espelhos, sempre dão a impressão de um ambiente mais longo, principalmente se colocados na parede ao fundo. Algo que se deve tomar cuidado é não colocar tudo o que se quer sem verificar se a combinação fica harmônica e se o espaço é suficiente. “As pessoas às vezes querem colocar muita coisa em um espaço pequeno, assim dificulta a circulação e deixa o ambiente cada vez menor.”, alerta Vanessa.

Aos que trabalham em casa, um pequeno home office é sempre possível, desde que o quarto tenha uma metragem um pouco maior e possibilite mobiliários e algumas estantes para organizar documentos.

Sempre existem grandes desafios para decorar um ambiente que deve ser perfeito para namorar, ler, ver TV, entre outras coisas. A dificuldade pode surgir por se tratar de um espaço para duas pessoas, mas planejando bem e analisando o ambiente disponível e as tendências para decorar, tudo fica mais fácil e se torna possível um quarto aconchegante e na moda. (Fonte: http://www.vanessatrad.com.br)

Anúncios