Tags

, , , , , ,

Em tempos de imóveis compactos, já pensou ter um um apartamento que se transforma de acordo com o gosto e as necessidades do morador? Foi exatamente isto que o empresário inglês Simon Woodroffe desenvolveu e apresentou na exposição 100% Design, em Londres. Com a tecnologia batizada de YO! Home, dez ambientes diferentes se revezam em um espaço de 80 m2, conforme quartos, salas de estar e de jantar montados sobre grandes estruturas móveis brotam do chão ou desaparecem no teto.

O segredo do projeto está em 12 peças móveis, que permitem, por exemplo, elevar a cama para revelar, por baixo, um grande sofá em “U” para receber as visitas. Isso faz com que a YO! Home tenha cômodos como uma suíte, um quarto de hóspedes, um cinema, salas de jantar e de estar, escritório, um banheiro com spa, cozinha, espaço para festa e para tomar o café da manhã. Segundo Woodroffe, o projeto se inspirou na concepção japonesa de residências urbanas, marcada pela simplicidade e pela multifuncionalidade dos espaços.

Alguns dos sistemas são acionados apenas ao toque de um botão, como a cama que se eleva, ou o alçapão que se abre para revelar uma mesa de jantar. Outros são acionados manualmente, mas qualquer pessoa consegue operá-los. É o caso de uma parede móvel, que é aberta ou fechada conforme a conveniência do morador.

Por enquanto a YO! Home é apenas um protótipo, mas com a tendência dos espaços cada vez mais enxutos, não será surpresa se um dia você for morar em uma. (Fonte: Terra)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios