Tags

, , , ,

Em tempos de sustentabilidade, quem se preocupa com o meio ambiente vive se perguntando como reaproveitar ao máximo os restos de materiais gerados em uma construção ou reforma. Segundo a blogueira Cris Turek, da Vila do Artesão, ela recebe muitos e-mails pedindo dicas de como reaproveitar refugos de obras e de móveis, sem transformá-los em fogueira.

Entre outras sugestões, o blog – que é especializado em artesanato e trabalhos manuais – indica usar esses materiais para fazer prateleiras, casinhas de passarinho, cabideiros e pequenas mesas. Quem prefere uma alternativa mais moderna e decorativa é pode optar por construir painéis para decorar aquela parede que está lisa.

Para montar o painel não tem segredo: basta cortar as sobras de madeira em tamanhos iguais e fixa-las com pregos ou cola numa estrutura de base, que pode ser uma chapa fina de MDF ou uma moldura de ripas. Cris lembra que o projeto é perfeito para envolver o maridão ou o namorado e passar algumas horas agradáveis a dois.

Montar um painel, quase com um efeito de quebra-cabeças, também alcança um resultado bastante interessante. A ideia é criar uma composição tirando vantagem das cores das ripas de madeira de demolição e dar um ar de obra de arte ao painel decorativo, como no exemplo abaixo, apresentado pela revista de decoração Atlanta Homes.

Em cima, as ripas que permaneceram na cor original, se tornaram base para um espelho, que assumiu um estilo Shabby Chic sobre o sofá da sala. Sugestão da Better Homes and Gardens

E tem muitas alternativas mais para reaproveitar sobras de madeira, mesmo que você tenha disponíveis somente poucas tábuas ou ripas. Outra boa opção é criar letreiros, que podem se encaixar em muitos espaços diferentes. Para aprender a fazer um letreiro desses, com pintura de efeito envelhecido e sombreado nas letras, visite o site Lake Girl Paints.

Anúncios