Tags

, , , , , ,

Com o passar dos anos a madeira tende a perder suas características, principalmente se estiver exposta aos raios solares e à umidade. Os raios solares possuem raios ultravioletas que descolorem e ressecam a madeira. Já o excesso de umidade apodrece o piso ou as peças. Mas uma peça avariada não é sinônimo de descarte. Com alguns cuidados, é possível corrigir pequenos defeitos na madeira e manter peças e pisos mais bonitos por muito mais tempo. Confira a seguir algumas dicas do Guia do Marceneiro para fazer você mesmo a manutenção dessas peças em sua casa. Afinal, é sempre é bom economizar!

Reprodução

Amassados e marcas

Marcas feitas na madeira maciça, principalmente nos pisos, por objetos pontiagudos podem ser retiradas da seguinte maneira: coloque um pano molhado sobre o local marcado, depois passe o ferro elétrico de passar roupas bem quente sobre o pano até que a marca desapareça.

Riscos e arranhões

Quanto mais macia for a madeira, mais marcada pode ficar com um golpe de uma cadeira ou a queda de um objeto mais duro. Nesses casos, a rapidez é essencial para o sucesso na remoção dos riscos. Comece por retirar o polimento ou verniz do lugar onde foi feita a marca. Faça uma boneca (prepare uma bola pequena de algodão, estopa ou pano, coloque dentro de um pano macio, torça e dê um nó para que fique firme e fácil de manipular). Prepare com cuidado um recipiente com água fervendo. Molhe a boneca nesta água e aplique encima da marca, tenha cuidado para que não escorra encima de outros lugares, poderá manchar uma parte do móvel que está perfeita. Não deixe a água esfriar, é muito importante que esteja todo o tempo “fervendo”, vá aplicando até que a marca tenha desaparecido. Deixe secar espontaneamente (pelo menos 12 horas), depois de bem seco passe uma lixa fina para conseguir o nivelamento da região afetada com o resto da madeira em volta. Por fim dê o acabamento com cera ou verniz.

Lâminas descoladas

Se o revestimento ou laminado está se descolando, levante com cuidado para não quebrar. Tente retirar toda a cola já existente no local descolado, pode raspar com uma faca afiada, lixa, espátula ou usar água bem quente para amolecer a cola. Depois de secar ou limpar o local passe cola branca (PVA) nas partes a serem recoladas; junte-as e mantenha sob pressão com grampos ou outro meio (um peso, por exemplo) e espere secar por 24 horas. (Fonte: Guia do Marceneiro)

Anúncios