Tags

, , , ,

Presença constante na moda para o verão 2013, o estilo neon agora está invadindo a decoração. Quem curte cores vibrantes vai se rendem fácil a essa tendência. Resgatado dos anos 80 de forma renovada, o uso das tonalidades flúor pode transformar o visual dos ambientes, deixando-os muito mais alegres, divertidos e até sofisticados.

As cores vibrantes adicionam mais vida em uma decoração neutra, proporcionando também um toque moderno aos espaços e criando pontos focais que iluminam a aparência do local.

Entre as cores mais usadas estão o verde-limão, rosa-pink, roxos vibrantes, tons de amarelo e azul-turquesa. Porém, assim como acontece na moda, o seu uso deve ser feito com cuidado para não pecar pelo exagero.

Equilíbrio e estilo

Para não errar, o ideal é “salpicar” a decoração com itens neon. Um visual flúor pode ser composto com acessórios, enfeites, pufes, cadeiras, tapetes e até portas. Uma parede pequena de um ambiente também pode ganhar uma pintura vibrante ou ser enriquecida com um papel de parede moderno que contenha elementos neon.

Cores neon/Reprodução

De acordo com as designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos, da VS Design, itens menores com esses tons já produzem um visual incrível: “Detalhes pequenos como taças e copos já fazem a diferença, se dispostos em uma bela bandeja sobre o aparador. Almofadas são super bem vindas, pois são peças menores e renováveis com facilidade”, afirmam as profissionais.

A chave para toda a decoração ficar em harmonia com essas cores é manter um equilíbrio. Vá experimentando aos poucos, adicionando pequenos objetos decorativos. Depois, você pode pensar em incluir outros acessórios, luminárias e até pequenos móveis como pufes e bancos.

Segundo a designer Fabiana, para a decoração ter o toque sofisticado, é necessário ter atenção com os demais elementos que irão compor o ambiente. “Um adorno em cristal tonalizado de amarelo neon pode harmonizar em um ambiente com tons de chumbo e preto, combinando muito bem. Como estas cores causam grande contraste, é necessário optar por elementos adicionais em aço, vidro e superfícies neutras para sofás, corrimão de escada, tampos de mesa, luminárias, pendentes etc”, sugere.

Quanto menor o objeto, mais você tem a liberdade de usar a criatividade e variar mais na quantidade de itens vibrantes usados em cada ambiente, mesclando com os tons neutros. Outra maneira inteligente de usar tonalidades neon é combiná-las com as versões mais suaves da mesma cor. Por exemplo, almofadas verde-limão em uma poltrona do mesmo tom, só que mais clarinho. Dessa forma, os tons se mesclam, mas também se destacam.

Cores neon2/Reprodução

Além de criarem uma decoração interessante, existe uma variedade de itens com tons de neon disponíveis no mercado por preços acessíveis.

A designer de interiores Laura Santos dá a sugestão de xales e mantas com cores flúor que podem ser colocados em poltronas e sofás, alertando, porém, para não serem colocados em peças de móveis mais clássicas ou antigas: “Xales de seda com essas cores ficam ótimos em braços de poltronas modernas ou pendurados em cabideiros”, recomenda.

Vale lembrar que a tendência do neon pode ser passageira e, portanto, tente investir em peças mais acessíveis, que podem ser trocadas sem gastar muito se o estilo sair de moda. “Como estes tons são fortes e marcantes, a tendência é que com algum tempo de uso, as pessoas queiram trocar e substituir as peças por outras menos impactantes”, orienta Fabiana.

Anúncios