Tags

, , , , ,

É inegável que o outono/inverno torna as pessoas mais elegantes e que o friozinho sugere mais aconchego. Também a natureza muda nessa época do ano para se adequar às baixas temperaturas. Por isso, sem os devidos cuidados, seu jardim pode se tornar um espaço cinza e sem graça. Para evitar que isso aconteça, a primeira providência é incluir no jardim algumas espécias mais resistentes ao frio, como azaleia, sálvia e quaresmeira, que florescem nesta estação.

Nesta época as plantas começam a entrar em estágio de hibernação, as flores e árvores se alimentam menos, pois no inverno, entram em estado de ‘dormência’. Por essa razão, é necessário tomar alguns cuidados com as plantas que estão sendo compradas nesse período. Sempre é bom lembrar que nas lojas especializadas as plantas têm uma aparência saudável, por serem criadas em estufas com luz e temperatura ideal, florescendo o ano todo. Já em casa poderão ficar com aspecto um pouco diferente.

camelias de inverno 500A camélia é uma das flores indicadas para colorir o jardim nos meses mais frios do ano

É justamente no outono que as plantas se resguardam de energia, para que na primavera elas floresçam, frutifiquem e se mantenham bonitas durante muito tempo. Muitas espécies não florescem nesta época, porém sua folhagem se mantém verdinhas, desde que bem cuidadas. Mas, como forma de proteção do frio elas economizam energia, há também outras espécies que perdem as folhas.

No outono a adubação deve ser intensificada para que as plantas absorvam ao máximo todos os nutrientes. Durante o inverno, a rega do jardim deve ser reduzida, pois com a falta de sol a evaporação da água será menor e as plantas necessitam de menos água.

Quem gosta de plantas e flores não abre mão de tê-las sempre bonitas em casa, mesmo em estações como o outono e inverno. Por isso, uma opção pode ser a montagem de um projeto de jardim de outono-inverno, com o colorido da azaleia, bergônia, bico-depapagaio, camélia, flor-de-maio, ipomeia, orquídea, quaresmeira, sálvia, qntúrio, bela-emília, pinheiro, kaisuca, buchinho, peperomia, miniantúrio, entre outras espécies.

Outra ideia interessante é trabalhar com paisagismo dentro de casa, com vasos coloridos feitos de resina – que dão um ar sofisticado e moderno para os ambientes. O mais importante é cuidar bem das espécies nesse período, para que na primavera/verão o jardim esteja lindas e floridas.

Anúncios