Tags

, , , , , ,

Cartão de visita de toda residência, a sala é um dos ambientes mais frequentados da casa. Por isso merece atenção especial ao ser decorada. E um dos itens mais importantes na decoração desse ambiente é a escolha da mobília. Quando a casa é ampla e possui várias salas é possível trabalhar com móveis de diferentes estilos decorativos.  Mas, se a residência é pequena o local precisa ser multifuncional, servindo como área de descanso, sala de TV ou para receber os amigos.

Sala de estar decorada em estilo contemporâneo

Por ser um ambiente multifacetado, a sala pede uma decoração caprichada, que a torne agradável tanto aos moradores como aos visitantes. Assim, antes de sair por aí comprando móveis, estofados e acessórios, a primeira coisa a fazer é definir o estilo que será usado para decorar o ambiente.  Há alguns estilos que podem ser seguidos: minimalista, hi-tech, rústico, contemporâneo ou moderno, a partir daí é só decorar.

Comece escolhendo a cor das paredes. O branco dá amplitude e combina com móveis e elementos diversos. Mas se você quer cores nas paredes, escolha as versáteis como castanhos e beges. Tome cuidado para que os móveis ou objetos estejam em harmonia com a cor escolhida. Leve em conta que existe também a opção de pintar apenas uma das paredes, usar papel de parede ou colocar adesivos.

Mobiliário

Dê asas à imaginação, misture e ouse. O sofá maior (de 3 ou mais lugares) não tem de ser igual aos sofás individuais, poltronas ou cadeiras. É possível combiná-los também com poufs ou chaise-lounge com cores ou padrões adequados. As peças precisam estar enquadradas no estilo escolhido e se harmonizar com as cores do todo.

A escolha do mobiliário exige cuidados, além da beleza, design e da cor, é necessário escolher uma estrutura excelente que esteja aliada ao conforto, com acabamento e tecidos resistentes e de fácil manutenção.

Ainda que sala tenha vários elementos, é necessário preservar o espaço de circulação

As mesas de centro ou de canto, estantes e outros móveis devem ter tamanho adequado ao espaço, para não ficarem desproporcionais. É necessário preservar o espaço de circulação das pessoas.  Um detalhe para se atentar é que as mesas não devem ser mais altas do que o assento do sofá, precisa ter um efeito horizontal linear (veja nosso post sobre mesas de apoio). Hoje é possível encontrar esses objetos de designers e materiais diversos, o que permite uma brincadeira com formas e texturas no design de interiores.

Se a sala tiver uma televisão, o móvel para o aparelho deve ser adquirido e pensado para todos os outros equipamentos hi-tech que lhe fazem companhia. Neste caso, prefira um projeto em módulo definido, que valoriza e aproveita melhor os espaços.

Complementos 

Para compor o ambiente não podem faltar os tapetes, a iluminação que pode criar o efeito desejado na sala de estar a qualquer hora do dia ou da noite, almofadas, mantas, cortinas ou painéis e objetos de decoração variados. Dedique um tempo para escolher peças únicas e pessoais. Alguns objetos dão um tom elegante ao ambiente, como taças e jarras em vidro ou porcelana, quadros, estatuetas, peças de arte, plantas, baús, entre outras. Mas cuidado para não encher demais o espaço, nem sair do estilo e cores escolhidas inicialmente.

Tapetes, iluminação, cortinas, almofadas e outros objetos dão toque final à decoração

Quer dar um toque diferenciado à sua sala de estar? Então aposte nos móveis e estofados do grupo Arte Nova/Marka/Steel. Clique aqui e conheça a rede de representantes da Marka Estofados ou aqui, para saber quais as lojas que representam a Steel em todo o País.

Anúncios