Tags

, , , , , , ,

 

Quando bate aquela vontade de renovar a decoração da casa, qual a primeira coisa que se pensa em fazer? Quem sabe, trocar o estofado do sofá, comprar um novo tapete, cadeiras ou talvez uma estante. Se o dinheiro der para tudo isso, tudo bem, vá em frente. Mas na falta dele, é possível transformar o visual de um ambiente usando apenas novas cores nas paredes. E que tal cores escuras? Basta abrir mão do medo e ser parceiro do bom senso, é claro.

Divulgação

Para não partir do zero, procure conhecer projetos que sirvam de inspiração e de o pontapé para a sua mudança. Veja o exemplo apresentado pelos arquitetos Maurício Rebello e Getúlio Evangelista, que usaram papéis de parede listrados na cor cinza em um lounge. Para ‘dialogar’ com o ambiente, foram usadas peças em tons de branco e preto.

Divulgação

Os arquitetos foram além do lounge e revestiram todas as paredes de um lavabo com placas cimentícias pretas. Há quem pense que a cor não deveria ser usada em um ambiente tão pequeno. De fato, quanto mais escuro for o tom da parede, menor será a sensação de amplitude. Mas, isso não vale para todo e qualquer espaço.

Divulgação

O vermelho já é uma cor mais fácil de ser encontrada pelas paredes residenciais. No entanto, a decoração da sala de jantar projetada pela designer de interiores Monique Granja, mostra como combinar elementos diante de uma parede de tom “berrante”. 

O piso do ambiente escolhido para ganhar tonalidades marcantes é de mármore branco. A mesa de centro é revestida de laca branca. Neste caso, o vermelho aqueceu as salas e veio combinar com os móveis de design existentes, bem como com os quadros e adornos que apresentam tom semelhante ao adotado para a parede.

Fique atento!

• Quando for utilizar uma cor escura na parede do ambiente, dois fatores devem ser observados: cores escuras no piso e pouca luminosidade. Nestes casos é necessário pensar melhor antes de utilizar mais tons escuros no ambiente. Caso haja pouca luminosidade, tente explorar as possibilidades adicionando luminárias ou trocando os tons das cortinas.

• É interessante que antes de fazer qualquer mudança no visual dos cômodos de sua casa, você procure conhecer alguns projetos que deram certo com estas mudanças para que estes te sirvam de inspiração na hora de decidir como inovar.

• Lembre-se que se não for comprar móveis e objetos de decoração novos, as cores que decidir adicionar às paredes precisam ser coerentes às cores das peças que você já tem em casa.

Anúncios