Tags

, , , , ,

Na atualidade, um dos grandes desafios enfrentados por arquitetos, decoradores e principalmente por moradores, é a falta de espaço dos imóveis. Em tempos de casas e apartamentos compactos, a maior dificuldade é encontrar maneiras de dispor todos os móveis e objetos necessários em um lar.

A arquiteta Adriana Victorelli, do escritório Neo Arq, diz que muitos de seus projetos sugerem alternativas para aproveitar espaços e ainda fazer com que os ambientes pareçam maiores. “Dar atenção a alguns pequenos detalhes, como formatos, cores e peças faz uma grande diferença no resultado final”, diz ela.

Confira dicas da profissional para pôr em prática, e deixar sua casa muito mais funcional e organizada!

• A dica do espelho para fazer o ambiente parecer maior é bastante conhecida e realmente funciona. Se possível, coloque-o voltado para a janela. “Outro jeito interessante de usar um espelho é colocá-lo em uma parede inteira, refletindo o ambiente. O efeito gerado é de que o ambiente tem o dobro de tamanho”. Porém, é importante escolher com cuidado o local onde será colocado, para não refletir a luz e incomodar.

• Escolha uma parede para pintar com um tom mais escuro. “Na parede dos fundos, a cor escura ajuda a aumentar a profundidade. Se a intenção é fazer o ambiente parecer mais largo, pinte as paredes laterais com um tom escuro e para a do fundo, escolha uma cor mais clara”, explica Adriana.

Reprodução

• Listras horizontais ou verticais passam a impressão de maior amplitude. Colocar um papel de parede listrado é uma ótima opção para criar a sensação de ambiente mais espaçoso.

• Um detalhe simples pode ampliar visualmente um pé-direito: instalar a cortina com o trilho embutido ou o mais próximo do forro e manter o comprimento próximo ao piso.

• Para economizar espaço, utilize bancos na mesa de jantar, ao invés de cadeiras.

• Aproveite o peitoril da janela para apoiar bancadas e fazer do espaço uma escrivaninha para trabalho.

• Para o banheiro, se possível, faça uma cuba sob medida. “Além do design original, é possível economizar na profundidade e diminuir o espaço ocupado”, diz a arquiteta.

• Balizadores são uma ótima opção de iluminação para escadas e corredores, pois são charmosos e ficam embutidos, rentes à parede.

• Banheiros pequenos geralmente têm boxes com pouco espaço para movimentação. Para economizar o espaço que uma prateleira ocuparia, prefira abrir um nicho na parede para apoiar os objetos.

• Espaços de circulação, principalmente em quartos, podem ter a parede aproveitada com painéis ou prateleiras estreitas, que podem acomodar livros ou pequenos enfeites e brinquedos.

Pequenas mudanças podem fazer uma diferença enorme nos ambientes, mas é também essencial que os espaços estejam arrumados. “Quanto menor o espaço, mais difícil é encontrar lugar para tudo. Por isso, mantenha somente o necessário e descarte o resto. Desordem dá a impressão de pouco espaço”, completa Adriana.

Anúncios