Tags

, , , , , ,

Nos últimos anos as cozinhas deixaram de ser meros espaços para tarefas domésticas e se tornaram locais de convívio social. Integrada a outros ambientes, a cozinha facilitou a interação entre anfritriões e convidados. Mas, para cumprir este papel, vários fatores precisam ser considerados na hora de decorá-la, como o tamanho do cômodo, o estilo da decoração, a rotina dos moradores e o orçamento disponível. Qualquer falha cometida no planejamento pode prejudicar o equilíbrio e a harmonia deste ambiente.

Para não errar na decoração da sua cozinha, você não precisa, necessariamente, contratar um designer de interiores. Basta ficar atenta e conhecer os erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de decorar a cozinha e aprender com eles:

Divulgação

Móveis grandes em um espaço pequeno

Para que a cozinha seja funcional e esteticamente bonita, tudo deve ser proporcional. O uso de móveis grandes em uma área limitada pode dificultar a circulação dos moradores e deixar o ambiente apertado.

Ambiente escuro

A cozinha sugere a ideia de limpeza e higiene, por isso é importante investir numa decoração com cores claras e suaves. O ambiente escuro prejudica a visibilidade e compromete a sensação de amplitude.

Utensílios domésticos bagunçados

Para facilitar a rotina do morador, a cozinha deve ser um ambiente bem organizado. Os talheres, potes, panelas e outros utensílios precisam estar devidamente separados e armazenados nos compartimentos dos armários.

Balcão abandonado

Na cozinha americana, o balcão precisa ser bem valorizado e se transformar em um espaço de recepção. O uso de algumas banquetas para decorar torna o lugar mais convidativo.

Paredes vazias

A cozinha moderna tem poucas paredes, por isso é importante saber aproveitar este espaço para instalar armários e prateleiras.

Falta de ventilação

A cozinha é um local voltado para o preparo de alimentos, então ela precisa ser bem ventilada. O fogão, no entanto, deve ser posicionado fora da corrente de ar.

Ausência de exaustor em cozinha americana

A cozinha americana é integrada com a sala de estar e jantar, ou seja, não há uma parede dividindo os ambientes. Por causa desta estrutura, os odores da cozinha podem se espalhar facilmente pela casa. Para evitar este problema, vale a pena investir na instalação de um exaustor.

Posicionamento errado

A melhor forma de organizar a cozinha é valorizando a forma de um triângulo, cujas vértices são ocupadas pela geladeira, pia e fogão. A área no interior do triangulo é de aproximadamente 6 metros. (Fonte: Mundo das Tribos)

Anúncios