Tags

, , , , , , ,

O inverno no Brasil não costuma ser rigoroso, mesmo assim as temperaturas ficam mais baixas e quem gosta da estação aproveita para curtir uns dias nas cidades montanhosas ou mesmo no campo. O friozinho da época agrada a muitos, pois são poucos meses para aproveitar a ausência do calor intenso, característico de um país tropical como o nosso.

Nesta época as pessoas ficam mais elegantes, mais bem vestidas. Além disso, todos procuram mais aconchego e conforto também dentro de casa. Por isso, vale caprichar na decoração. Para aquecer é indispensável um bom tapete, de preferência felpudo, ainda mais se a casa tiver piso frio como mármore ou porcelanato. Quanto maior ele for, maior a sensação de amplitude ao ambiente. É claro que ficar mudando os móveis a toda estação não é uma tarefa muito barata, mas acrescentar ou trocar alguns objetos de decoração torna o ambiente mais acolhedor, sem necessariamente ter que gastar muito. Outra coisa que ajuda muito é uma peça bonita, como um abajur, que pode ser ligado no final da tarde para uma iluminação aconchegante.

Uma boa pedida é usar mantas no sofá. Elas deixam o ambiente mais aconchegante e,ainda podem ser úteis quando bate aquele frio. As mantas de tricô estão em alta, assim como almofadas. As cortinas e o papel de parede, principalmente de tecido, também são elementos que ajudam a aquecer a casa no inverno.

Reprodução

Os móveis como sofás e poltronas bem confortáveis são fundamentais, mesmo porque é um momento em que as pessoas acabam ficando mais acolhidas dentro de casa. Poltronas com encosto mais alto, com braço e um tecido acolhedor e à frente um puff para esticar os pés fazem a diferença em um ambiente onde o clima é frio. Sofás confortáveis mais compridos ou em “L”, ou que tenham puffs na frente, onde a pessoa possa deitar e se sentir mais a vontade tornam o ambiente mais apropriado para se sentirem mais cômodas no inverno. Para cadeiras, poltronas e sofás, o suede, camurça e a lã são tecidos bastante usados no inverno. Já o couro, por ter um toque mais frio, usa-se mais no verão. Mas, para quem não quer trocar as peças é possível fazer capas, só para ter um toque mais aquecido no inverno.

Nesta época as cozinhas ou área gourmet são super importantes, pois hoje é um lugar de convívio para receber amigos ou familiares num lanche ou uma refeição com vinho, fondue, massa, sopa ou uma receita bem quentinha. Há como criar um ambiente acolhedor com uma lareira portátil, assim como velas aromáticas para tornar o ambiente mais requintado e aquecido. Se possível, procure sempre usar cores quentes em paredes ou nos objetos.

Para quem quer reformar ou construir, as cores devem ser bem pensadas, pois fazem bastante diferença nas sensações de calor e frio. As tonalidades mais quentes são as que têm os tons de alaranjado, marrom e preto. Já as cores nos tons de branco, cinza claro, deixam o ambiente mais frio, sendo melhor no verão. Para acabamentos em reformas ou construções e objetos de decoração a madeira com certeza é um dos elementos mais usados em ambientes frios, pois aquecem e tornam os locais mais confortáveis.

Hoje em dia a maioria das construções não possui mais aquelas lareiras tradicionais, mas a alternativa, que está bem em alta, é a lareira portátil. Práticas, elas podem ser colocadas na sala de estar ou em qualquer lugar da casa ou apartamento, pois ajudam bastante a conter o frio, além de não