Tags

, , , , ,

Uma alternativa para quem não tem espaço externo para cultivar um jardim pode ser criá-lo dentro de casa. É uma tendência na arquitetura trazer para ambientes internos pequenos nichos naturais com plantas em painéis verticais, vasos ou espaços com recorte de terra como, por exemplo, embaixo da escada, corredor ou varanda.

A arquiteta e paisagista Daniela Sedo diz que, além de deixar o ambiente mais bonito, os projetos que reservam recintos para o verde podem ser utilizados para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, pois diminuem o estresse. “Os jardins internos ou jardim de inverno mantém as plantas protegidas em qualquer estação preservando as plantas delicadas da incidência ou de muito sol ou de uma forte geada de inverno, entre outras intempéries do clima”, explica.

Divulgação

Em espaços pequenos, aproveitar a utilização de vasos de tamanhos diferentes e espécies de sombra ou de sol de acordo com a incidência de luminosidade do local também ajuda, podendo criar uma cerca viva ou um painel vertical, que não exige muito espaço e deixa o ambiente mais descontraído.

Daniela também dá dicas para montar um painel verde sem gastar muito. “Vasos de terracota específicos para pendurar na parede que possuam um de seus lados retos é uma alternativa. Os vasos possuem 15 cm de diâmetro e 20 cm de altura e são feitos em argila cozida no forno”, exemplifica. Impermeabilizados por dentro, e pintados por fora, dão um charme especial para os jardins verticais.

Divulgação

O ideal ao montar um jardim interno é a facilidade em cuidar e mexer nas plantas. Vale a pena colocar espécies perenes, que ficam lindas com o tempo e não dão o trabalho de varrer o chão a toda hora para tirar as folhas que caem. “A manutenção é igual à de jardins externos. Em ambientes pequenos e internos a pessoa pode colocar Palmeirinhas de sombra como a Chamaedoreas ou Evônimos com até 40 cm de altura”, aconselha.

Daniela recomenda também a usar a criatividade, pois qualquer ambiente pode ter destaque se tiver um jardim bem cuidado. “O verde sempre quebra aquele ‘gelo’ das ilhas de cimento onde vivemos e ainda alivia o clima local, aperfeiçoando a qualidade de vida e do ar que respiramos, o que é ótimo para os dias frios”, finaliza.

Anúncios