Tags

, , , ,

No chão de uma estrutura interna e externa, tanto em residências como em estabelecimentos públicos, é comum a utilização dos tradicionais pisos de cerâmica, madeira ou o concreto básico, na coloração de tons de cinza. Mas, uma tendência que vem sendo cada vez mais utilizada é o piso de concreto estampado.

As texturas e colorações são diversas, o que permite transformar o concreto em peças que se assemelham a outros materiais, como pedras, madeiras, cerâmica e tijolos, por exemplo. “O piso de concreto é feito artesanalmente, ou seja, com a adição de pigmentos é possível colorir com uma ampla cartela de cores, seja na variação de vermelho, azul, amarelo, verde, entre tantos outros. Além disso, as fôrmas de estamparia dão os moldes diferenciados”, explica Fabio Pires, diretor da Camargo Química, empresa que desenvolve aditivos para concreto.

Pires destaca que os pisos de concreto são produzidos de maneira artesanal, direto na superfície, junto da concretagem do pavimento. Nesse processo, são aplicados os produtos de coloração e as ferramentas adequadas para dar molde aos pisos. Antes de instalar os pisos de concreto é necessário fazer toda a preparação da área, da mesma maneira que nas aplicações do concreto tradicional.

Divulgação/Casa Cor

As áreas do Refúgio do Velejador, assinado pela arquiteta Debora Aguiar para Casa Cor 2013, são unificadas pelo mesmo piso – o concreto estampado Castellato modelo Madeyra Vecchia, aplicado em réguas que conferem um efeito de madeira de demolição

Onde utilizar

Os pisos de concreto são indicados para ambientes que, além das funções estéticas, também precisam de resistência, como em áreas externas de estabelecimentos comerciais, hotéis, escolas, restaurantes, decks de piscina, terraços, calçadas, varandas e etc. Entretanto, apesar de ser principalmente utilizado em construções grandes e externas, e as vantagens serem mais significativas nesses casos, os pisos de concreto também podem ser aplicados em residências e locais internos.

Custo x benefícios

Entre os benefícios do piso de concreto durante a obra estão a produtividade e a racionalização da mão de obra. “Na quantidade certa, a aplicação do concreto é rápida, normalmente 150 m² por dia, com uma equipe de quatro a cinco pessoas. Consequentemente isso diminui os custos”, destaca Pires. Já as vantagens desse tipo de piso, depois do ambiente finalizado, vão além da beleza estética, devido à ampla variedade de modelos. Ele proporciona também maior resistência ao atrito e à abrasão, por causa dos materiais utilizados.

A manutenção do piso é prática. Tanto para as áreas internas, quanto para as externas, é necessária a lavagem periódica. E, a cada dois anos, indica-se a reaplicação de selante, para realçar a coloração. Nos ambientes internos uma cera líquida também pode ser passada após o selante.

Anúncios